Desenvolvimento sensorial desde o berçário
23/03/2020

Qual a importância das atividades sensoriais na primeira infância?

Muitas vezes as atividades sensoriais não são levadas com a seriedade que precisam, porém elas são fundamentais para o desenvolvimento da: visão, tato, audição, paladar, olfato e seu desenvolvimento são responsáveis pelo físico social, cognitivo, entre outras.

A criança e o bebê ao utilizar todos os sentidos através de atividades que estimula essas competências, se beneficiam de uma maneira bem significativa para o seu desenvolvimento neurológico infantil. 

Os estímulos sensórios, ajudam a alterar a estrutura neurológica da criança. As atividades fazem com que o cérebro construa novas conexões nervosas que melhoram as habilidades e aumentam a capacidade cognitiva.

O cérebro precisa ser exercitado e colocado em diferentes experiências para se fortalecer, a falta do estímulo retarda o processo. 

Existem crianças quem reagem com crises e não conseguem lidar com sons, com a interação com pessoas, controlar seus impulsos, emoções e movimentos.

Nesse caso é importante procurar um especialista, para que o mesmo faça uma avaliação para identificar se existe um Distúrbio do Processamento Sensorial. 

Para evitar esse transtorno é muito importante proporcionar as crianças Vivências que exploram todos os sentidos.
A Vivência faz com que o cérebro assimile melhor o desafio proporcionado e assim ative conexões que irão trabalhar os sentidos (visão, tato, audição, paladar, olfato), o físico e o cognitivo ao mesmo tempo. 

Brincar de faz de conta, ao ar livre, pisar na grama, na areia, tomar sol são Vivências que jamais esquecerão e nenhum outro momento trará tantos benefícios a criança. 

Deixe seu filho se sujar, andar descalço, comer sozinho, a se trocar, arrumar a cama, escovar os dentes sozinho, tomar banho, arrumar a mochila para ir a escola, a tirar seu prato da mesa, ensine que quando cair é só levantar e que a roupa suja vai ser lavada e que um banho vai deixa-lo limpo.

Todas as atividades citadas têm uns fatores importantíssimos para o desenvolvimento e cognitivo, além de estimular a criança a ser independente.
Educação é Vivência!

Por Simone Schubert
Diretora do Centro de Educação Infantil Genial