Estimulando a comunicação, criatividade e sensibilidade
28/11/2018

O trabalho artístico possibilita ampliar as formas de expressão e o universo criativo e imaginário das crianças.

Nas produções artísticas das crianças são comuns alguns desenhos como casinha, a árvore de maçãs, o “homem palito”, pássaros em forma de um “v”, sol com carinha, entre outros, pois são essas figuras que as crianças vêem espalhadas pelos murais da própria escola, em revistas ou até mesmo na TV.

A ideia de variar os instrumentos para criação artística auxilia o pensar em novas possibilidades. Como desenhar usando spray, roll on ou conta gotas? Além de desenvolver a coordenação motora fina e ampla de forma divertida são propostos desafios para os alunos pintarem e desenharem, descobrindo, com o professor, novas maneiras de realizar esses desenhos ampliando o conhecimento e desenvolvendo a expressão. O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.

A Pintura com spray por exemplo, podem ser usadas embalagens de perfume e desodorante spray para criação artística. O importante é variar bastante as técnicas e os materiais e os pequenos explorar uma nova técnica de arte. Para essa atividade os alunos utilizaram, além de muita criatividade no planejamento, um frasco de spray (borrifador), tinta diluída em água e papel branco.