Diversão e supermercado com as crianças
20/02/2019

Fazer compras com as crianças pode ser muito divertido. É uma ótima forma de apresentar alimentos saudáveis e estimular o consumo de uma alimentação mais saudável.

Confira algumas dicas para transformar a ida ao mercado uma verdadeira brincadeira saudável:

Escolher cores e formas:
Peça que os pequenos escolham alimentos vermelhos, verdes ou amarelos no corredor das frutas e legumes ou faça eles encontrarem alimentos circulares e ovais. Este tipo de jogo pode continuar quando chegarem a casa e arrumarem as compras.

Criar uma tradição:
Comece uma tradição. Deixe-os escolher uma receita e criar a lista de compras para os jantares de domingo, mesmo que seja só uma vez por mês. Também pode pedir para eles imaginarem noites temáticas para os dias da semana, como por exemplo, Segunda-feira da Lasanha. 

Fazer provas cegas:
Quando os seus filhos não estiveram presentes, compre alguns alimentos que nunca experimentaram antes e que tenham um sabor bom. Com a ajuda de uma venda nos olhos, desafie eles a adivinhar os alimentos em questão, tocando, cheirando e, finalmente, provando.

Lista de compras: 
Compartilhe com o seu filho a lista e peça ajuda para encontrar os itens no supermercado e em cada prateleira que você chega. Isso já auxilia a criança a compreender a organização do espaço do supermercado e que itens estão reunidos juntos.

Estimulo da matemática: 
Dê um pequeno valor para o seu filho comprar algo que ele queira. Explique o valor daquele dinheiro e itens que ele poderia comprar. Essa noção de valor das coisas é importante para já criar na criança um bom relacionamento com o dinheiro e como ela deve lidar com uma mesada, por exemplo.

Aumentar o laço entre pais e filhos: 
A ida ao supermercado pode ser um momento de aproximação entre pais e filhos, uma vez que ambos estarão entretidos na mesma tarefa.