Alfabetização e Letramento
23/03/2020

Como alfabetizar na Educação Infantil de uma maneira divertida?

Alfabetização na Educação Infantil, esse assunto é muito questionado por educadores, instituições e pais.

É muito comum ao receber pais para conhecer a escola perguntarem: “Vocês alfabetizam”?

“Nosso filho vai sair lendo daqui”?

A resposta que eles aguardam é: “SIM”, porém pergunto:
É correto alfabetizar na Educação Infantil? É necessário antecipar as fases?

Para algumas instituições sim, e de uma forma tradicional com cadernos de linguagem, cadernos de caligrafia, apostila, entre outros. Utilizam o método da abelhinha. Muitos gostam desse sistema, mas  o cérebro dessa criança não está preparado para essas informações ainda.

Para a  criança que está em pleno desenvolvimento, com a energia a todo vapor é muito difícil ficar sentada uma atrás da outra e ficar completando livro. Ela vai fazer, mas não irá cristalizar da mesma maneira que se tivesse fazendo uma atividade externa.

Para ela esse momento acaba se tornando uma tortura, pois ela quer fazer rápido para brincar.

A fase pré-escolar é a mais importante para a formação do ser, pois é nela que são desenvolvidos estímulos sensórios.

Através de jogos e brincadeiras, podemos trabalhar a “Alfabetização” de uma forma bem lúdica, sem cobranças e divertida.

Brincando se pode tudo e alcança os objetivos da primeira infância.
Por exemplo. Projeto letramento.

Para realizar a apresentação da letra E de uma forma bem divertida e lúdica, pode-se vivenciar uma grande Experiência.

Uma “Experiência Científica”, com argila, cores, bicarbonato e detergente se transforma em uma explosão de cores e os pequenos nunca vão esquecer que a letra E é de Experiência.

A aula de culinária, pode ser além de Deliciosa uma forma de apresentar a letra D de Doce.

Quem não gosta de Danoninho? E feito pelos amigos, fica melhor ainda.

Com um pincel, tinta e uma parede enorme para desenha tudo o que fizeram e escrever as letras que aprenderam, a imaginação aflora.

Utilizando a criatividade, as crianças vão conhecendo todas as letras, formando as sílabas e de uma forma bem natural as palavras vão se formando.

Vivenciar na Educação Infantil é a melhor maneira de formas um excelente cidadão do futuro.

Por Simone Schubert
Diretora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Genial