A importância da vivência em família na primeira infância
27/11/2018

A primeira vivência do ser humano acontece em família. É onde se dá o nome e sobrenome, determina sua estratificação social, concede o biótipo específico de sua raça. Portanto, o primeiro espaço para a formação psíquica, moral, social e espiritual da criança.

Dentro do espaço familiar que se encontram os primeiros professores e ensinamentos, os quais refletirão e perdurarão por toda vida.

A comunicação entre pais e filhos, o diálogo, as vivências de atitude, de amor e respeito, os valores, as regras sociais são importantes para a formação da personalidade, do caráter, como também na aprendizagem. As crianças aprendem continuamente através dos seus pais, não só o que contam, mas também, pelo que veem neles, como atuam, como respondem perante os problemas. 

Uma importante ação que faz parte do papel da família é o de inserir seus filhos no mundo social. As crianças desde cedo são encaminhadas às creches e escolas para que as mães possam ir para o trabalho e isso acaba por tirar da família o seu papel socializador. Há, na realidade, uma rede de apoio às famílias na tarefa de educar e socializar os filhos, com o sistema educativo formal e a vizinhança. 

A utilização do lúdico dentro da escola é uma ótima ferramenta, principalmente quando crianças não trazem da família essa bagagem cognitiva e tem certas dificuldades de aprendizagem. Esse é o papel da escola: intervir positivamente, e resolver questões, ofercer um ambiente estimulador e interativo. 

Mesmo que a escola seja um importante instrumento na formação infantil, a família ainda é inegavelmente o melhor lugar para desenvolvimento de um indivíduo. 

Através do brincar o adulto percebe algumas características da personalidade da criança, desenvolve a afetividade. Consequentemente, a criança aprende a confiar em seus sentimentos, regular as próprias emoções e resolver problemas; apresenta autoestima elevada, facilidade de aprender e de se relacionar com as pessoas. Independente da classe social ou formação da família, o vivenciar pode ser realizado de diversas formas, com diversificados recursos. 

O que salientamos aqui foi a importância dessa relação íntima com a criança, desenvolvendo o afeto e consequentemente as relações sociais e a aprendizagem na escola.