Dicas de como lidar com volta ás aulas dos pequenos
28/01/2019

A volta às aulas é um momento que mistura diversas emoções. As crianças ficam agitadas e ansiosas para o primeiro dia e, ao mesmo tempo, chateadas pelo fim das férias. Não importa se a escola é nova ou não: sempre bate aquele friozinho na barriga. Por isso, cabe aos papais e às mamães conversar muito com os pequenos para que essa ansiedade seja controlada, garantindo um período de aulas muito mais prazeroso e educativo.

A primeira semana de aula é fundamental, ao contrário do que muitos pais pensam. É neste momento que a criança é capaz de conhecer o território, os colegas e as regras da escola. Apesar da primeira semana não ter tanto conteúdo em questão de disciplina, é importantíssimo que as crianças se situem no contexto da escola e entrem no ritmo desta nova etapa. Mesmo que o ambiente de estudo seja o mesmo, cada período exige um comprometimento diferentes, conforme a criança vai amadurecendo.

Confira algumas dicas que preparamos para o momento da Volta ás aulas:

PREPARATIVOS

- É fundamental comprar todo o material escolar necessário. Verifique se é possível utilizar algumas coisas do outro semestre e boas compras! (nossa lista de material já está disponivel no site, clique aqui)

- É muito importante que a criança se sinta apoiada pelos pais e professores ao chegar na escola. Por isso, boas conversas podem fazer a diferença.

- Leve o seu filho para te ajudar a escolher os materiais escolares. É um ritual importante para que ela se sinta mais confortável com os itens selecionados.

- Providencie o uniforme necessário e deixe-o em ordem.

- Mostre que estudar pode ser prazeroso e divertido, para que eles tenham vontade de ir às aulas.

A CHEGADA DAS AULAS

- Incentive seu filho a ser organizado: isso pode ser um fator crucial para um bom desempenho.

- Disponibilizar um cantinho para os estudos é importantíssimo para que a criança consiga se concentrar mais facilmente.

- Estipular um horário para a criança dormir cria uma rotina saudável para os estudos. Assim, os baixinhos ficam com mais energia e conseguem se concentrar mais. Os primeiros dias são um pouco mais difíceis, mas aos poucos eles se acostumam a dormir cedo para acordar cedo.

- Esteja aberto a receber os futuros amiguinhos em casa. Um bom convívio social dentro da escola é fundamental!

- Ensine para o seu filho que as responsabilidades vêm antes da diversão. Porém, tudo pode ser negociado com uma boa conversa.

- A parceria com a instituição é fundamental. Os pais devem educar as crianças juntos dos professores, com um processo integrado e articulado.

- Se o seu filho usar mochilas de costas, explique a importância de carregar o menor peso possível, levando somente os itens necessários dentro dela.

MEU FILHO É ALUNO NOVO, E AGORA? 

- É fundamental que os pais e professores deem condições para o jovem se enturmar, por meio de muita conversa e observando as dificuldades.

- Entender o que motiva aquele aluno também é interessante para que ele se sinta confortável dentro do novo ambiente. Se os pais acharem necessário, uma ideia é marcar uma reunião com os professores para que, juntos, eles ajudem a criança a se enturmar.

- Trocar experiências é uma outra alternativa que pode ajudar a criança a se sentir confiante, já que os pequenos têm mania de acreditar que são os únicos a passarem por este tipo de situação. Por isso, falar de como foi a sua infância e comparar com a do seu filho pode ser muito interessante para que ele se sinta apoiado e tranquilo por entender que no fim tudo dá certo.

A volta às aulas é uma experiência que acontece incontáveis vezes na vida da criançada, mas cada uma delas traz novos sentimentos e expectativas. Ajude o seu pequeno a se organizar com o material, dê bons conselhos para que ele entre no clima e boa sorte!