Dicas de como contar histórias para as crianças
09/01/2019

É hora da história! Olhinhos vidrados, aquela ansiedade no ar... Como fazer que essa atenção permaneça durante o processo de contar? Como fazer para que o brilho no olhar não se perca? Contar histórias para crianças também tem seus truques.  Separamos algumas dicas e truques para essa hora, confira:

1. Escolha um conto: Peça para o seu pequeno escolher o livro do dia antes da hora de dormir. E aqui vem a carta na manga: sem que ele saiba, leia o livro sozinho(a) algumas horas antes. Estude a história, conheça o que vai acontecer. Não precisa ler o livro inteiro, se não puder, mas experimente mergulhar um pouco.

2. Crie um disfarce para seu filho. Por um momento vamos deixar de ser os pais. Vamos nos tornar em algo diferente, um personagem que levará as crianças durante a estória, ajudando-as a sonhar. Não necessita de grandes coisas. As crianças tem muita imaginação! Qualquer elemento nos ajudará a nos transformar em outra pessoa para os pequenos. Se for contar um conto de piratas, por exemplo, procure qualquer pedaço de pano e amarre na sua cabeça.

3. Decore o ambiente. É importante criar também um espaço para a história. Com um lençol marrom podemos transformar o sofá da sala num barco pirata rapidamente. Não é preciso se complicar. É só colocar alguma coisa e dizer para eles como é o seu barco...

4. Surpreenda seu filho. Temos que conseguir chamar sua atenção desde o primeiro momento. Talvez possamos mudar um pouco o típico “Era uma vez...” e começar com uma interpretação original.

5. Atue. O mais importante é prender sua atenção e conseguir que entendam tudo o que queremos transmitir. Mude a voz em função dos personagens que aparecem nas histórias. Suba e baixe o tom. Fale baixinho, como lhes contando um segredo, e de repente grite, sem que estejam esperando.

6. Faça o seu filho rir.  Não tem coisa que mais agrade às crianças do que ver os adultos dando uma de palhaço. Faça de conta que está chorando quando o personagem está triste e dê saltos de emoção quando o protagonista alcança seu objetivo...

7. Convide seu filho para participar. Perceba que estão sempre atentos. Faça algumas perguntas. Pode fazer de conta que se esqueceu de alguma parte da história para que te corrijam, ou que adivinhem o que vai acontecer com o personagem. Você pode até mudar o conto de acordo com as respostas!

8. Anime seu filho a cantar, dançar. Você pode acrescentar ao conto qualquer coisa que as crianças gostem. Pode ser que o pirata tenha que cantar uma canção para conseguir abrir o cofre do tesouro, ou repetir algumas palavras mágicas. Também pode pedir-lhes que eles mesmos produzam os efeitos especiais, como o som do vento...

9. Eduque com valores. Inclua uma pequena “moral da história” no final do conto e termine junto com eles. Faça com que as crianças entendam a mensagem do conto. “O que vocês aprenderam com a aventura do pirata?”

10. E acima de tudo divirta-se! Aproveite esse momento para divertir-se um bom tempo com os pequenos. É uma oportunidade genial para rirem juntos!

A mágica acontece espontaneamente. Entre pais e filhos, não é uma simples leitura, mas uma criação em conjunto. Você inventa brincadeiras e a criança também. 

Boa hora da leitura para vocês! E, depois, não esquece de nos contar como foi a experiência.