Por que contar a história do Brasil para as crianças?
14/11/2018

No dia 15 de novembro comemoramos a Proclamação da República. Esse fato é um marco muito importante para o Brasil, pois foi o direito do povo em escolher o seu governante, o que antes era regido pela monarquia.

O militar, marechal Deodoro da Fonseca, resolveu comandar o movimento para a tomada do governo, tirando o imperador do poder.

Contextos como esse fazem parte das atividades trabalhadas em sala de aula, tanto para a primeira etapa da aprendizagem, na educação infantil, quanto no Ensino Médio.

A história deve ser tratada de maneiras diferentes nas diversas fases da aprendizagem. “Na fase infantil, é possível tratar os momentos históricos como reconhecimento da data, com seus personagens e fatos. 

Por que contar essa história para as crianças? Podemos estimular o imaginário infantil e o repertório de contos de fadas acrescentando elementos, os pequenos quando souberem que o Brasil já teve rei, princesa, podem chegar ao entendimento da passagem do Império à República com maior facilidade.