Como ensinar as crianças o respeito pela natureza
18/10/2018

Como conseguir que as crianças tenham amor pela natureza? O melhor caminho é enriquecer suas vivências, planejar atividades, facilitar o contato da criança com o campo, rios e tudo o que engloba a natureza, é oferecer a possibilidade de observar, perguntar e expressar suas ideias quanto ao tema.

O contato com elementos da natureza permite um aprimoramento do esquema corporal, da motricidade ampla e da percepção espacial. Essa relação viabiliza mais espaços, colocações e estruturas para que o corpo se movimente.

As diferentes experiências que esse ambiente oferece são estímulos aos sentidos da criança e mais conhecimento sobre o corpo, planeta, sua forma de vida, suas possibilidades e seus limites.

A natureza também auxilia no desenvolvimento do que os especialistas em educação chamam de “4Cs”: pensamento crítico, cooperação, colaboração e criatividade. 

Diante de materiais diferentes como pedras, gravetos e plantas, as crianças são convidadas a dar vazão à imaginação e a inventar uma série de representações e atividades. 

Por fim, o amor pela natureza as levará a amar e apreciar o mundo natural e atuar em relação a esses sentimentos, contribuindo para o seu cuidado e preservação.