Como a musicalização pode ajudar na alfabetização?
06/09/2018

No dia 08 de Setembro é considerado o dia mundial da alfabetização.

Você sabia que o aprendizagem inicial da linguagem oral e escrita podem ser potencializada por inúmeras experiências? 

Embora alguns conteúdos e processos de conhecimento específico sejam trabalhados no ingresso a escola, as crianças não aprendem apenas nos contextos da sala de aula.

Quaisquer aprendizagens, realizadas na escola ou fora dela, dependem de experiências, vivências, informações e conhecimentos e que são base para que novos sejam adquiridos.

Segundo a pedagogia e a psicomotricidade (a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo), a partir da vivência corporal de experiências como ouvir música, dançar, cantar, batucar ou realizar brincadeiras que envolvem uma marcação dos sons e movimentos no tempo, a criança vai desenvolvendo uma noção interna de ritmo. 

Essa ideia de uma melodia interna também será um elemento fundamental para entender e reproduzir entonações, o que facilita para compreensão e bom aproveitamento da linguagem, seja ela em forma de fala ou texto.

A Escola Genial tem o "CANTINHO DA MÚSICA" onde os pequenos desenvolvem suas habilidades musicais, com muita criatividade e diversão.